sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Consulta e cirurgia a tempo e horas.

1. "Consulta a Tempo e Horas "

Alargar a todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde o projecto iniciado em 2006 com o desenvolvimento de um sistema electrónico de pedidos de marcação, pelos centros de saúde, de primeiras consultas de especialidade nas unidades hospitalares da respectiva zona geográfica de influência.
Com este projecto, visa-se evitar a deslocação dos utentes à unidade hospitalar para a marcação de consulta e permitir a marcação das consultas por prioridades clínicas associadas a cada caso. Pretende-se, igualmente, conhecer e reduzir o tempo de espera para as primeiras consultas da especialidade.

2. "Consulta e Cirurgia a Tempo e Horas"


Desenvolver, até ao fim de 2007, o processo de criação dos normativos sobre acesso aos cuidados de saúde e sobre tempos de espera necessários à concretização do projecto “Consulta e Cirurgia a Tempo e Horas”.
No seguimento da medida "Consulta a tempo e horas", iniciada em 2006, e do SIGIC – Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia, pretende-se com esta nova medida reduzir o tempo de espera para as primeiras consultas das especialidades com maior risco e maiores tempos de espera e para a cirurgia.
A medida será concretizada através da consagração da possibilidade de, ultrapassado um prazo máximo, poder ser marcada a consulta ou a cirurgia numa unidade hospitalar do SNS diferente da da zona geográfica de influência do centro de saúde do utente, ou noutra unidade fora do SNS. O projecto produzirá os seus efeitos globais para o utente em 2008, com a conclusão da respectiva regulamentação no SNS.

Sem comentários: