Investigar e ensinar.
1. Sistema de informação sobre competências científicas e tecnológicas nacionais.
Criar um portal que disponibilize informação integrada sobre competências científicas e tecnológicas nacionais, designadamente sobre instituições, pessoas, projectos, redes, colaborações nacionais e internacionais, patentes, doutoramentos e programas de formação.
Será ainda desenvolvida uma base de dados dos doutoramentos registados ou em preparação e criado um arquivo on-line de todas as teses.
2. Teses e Dissertações Digitais.
2. Teses e Dissertações Digitais.
Desenvolver um sistema de registo e depósito digital de teses e dissertações académicas, acessível via Internet.
3. Financiamento público da Ciência e Tecnologia (C&T).
Criar, na sequência da avaliação já efectuada, um sistema mais célere, flexível e responsável de disponibilização de fundos e controlo de execução, comparável às boas práticas internacionais na matéria.
A complexidade burocrática do sistema de financiamento público de C&T é um sério entrave ao seu desenvolvimento e ao pleno e rápido aproveitamento dos recursos disponíveis, sem benefício no que respeita à responsabilidade das instituições.
4. Equivalências de graus académicos.
4. Equivalências de graus académicos.
Simplificar e desburocratizar os processos de reconhecimento de equivalências de graus académicos estrangeiros em Portugal.
Alterar do sistema de reconhecimento de graus estrangeiros introduzido pelo Decreto-lei n.º 216/97, de 18 de Agosto, para o grau de doutor, no sentido de: (i) Agilizar o procedimento de fixação do elenco de graus a que se aplica;(ii) Alargar aos graus de licenciado e de mestre; (iii) Incluir, para estes graus, um procedimento de conversão de classificações.Esta medida visa facilitar a atracção, fixação e integração, em Portugal, de pessoas qualificadas, nacionais ou estrangeiras.
5. Mobilidade de docentes e investigadores.
5. Mobilidade de docentes e investigadores.
Facilitar a mobilidade temporária, de docentes e investigadores de instituições públicas de ciência e tecnologia ou de ensino superior para instituições privadas com actividade científica ou tecnológica relevante, designadamente através da flexibilização de mecanismos de requisição.
6. Licença Sabática.
Reduzir para 60 dias o tempo de execução do processo de licença sabática de pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.
Simplificar e desmaterializar o processo de candidatura, o respectivo tratamento e análise, promovendo a intervenção dos diferentes serviços do Ministério da Educação, via Internet.
7. Equiparação a Bolseiro.
7. Equiparação a Bolseiro.
Reduzir para 60 dias o tempo de execução do processo de equiparação a bolseiro de pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.
Simplificar e desmaterializar o processo de candidatura, o respectivo tratamento e análise, promovendo a intervenção de outros Serviços do Ministério da Educação, via Internet.
8. Acumulação de funções.
8. Acumulação de funções.
Simplificar os processos relativos aos pedidos de acumulações de funções de pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.
Desmaterializar os requerimentos anuais de pedido de acumulação de funções pelo pessoal docente, através do desenvolvimento de uma aplicação on-line.
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