sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Empregar e trabalhar.

1. Inserção profissional dos diplomados pelo ensino superior.

Criar um sistema, comum a todos os estabelecimentos de ensino superior, de informação sobre o percurso profissional dos seus diplomados durante um período de cinco anos após a obtenção do grau. Disponibilizar a informação, de forma não personalizada, através de um sítio na Internet.Será igualmente tratada e tornada pública informação relevante sobre o desemprego de diplomados do Ensino Superior.
Visa-se introduzir transparência na relação das instituições de ensino superior com o mercado de trabalho e dar às famílias, aos estudantes e aos empregadores indicadores para as suas escolhas.

2. Trabalho temporário.

Rever o regime jurídico do trabalho temporário.
Eliminar a autorização de prorrogação da duração do contrato de utilização

3. Pessoal não docente.

Simplificar autorizações em processos de equiparação, licença e reclassificação de pessoal não docente.Simplificar os procedimentos relativos a equiparação a bolseiro; licença sem vencimento por um ano; licença sem vencimento de longa duração; regresso ao serviço da situação de licença sem vencimento de longa duração; reclassificação/ reconversão profissional.
Disponibilizar, via Internet, cinco formulários e respectivas ajudas ao preenchimento.

4. Processos de recrutamento de pessoal não docente.

Desmaterializar a apresentação de candidaturas nos processos de recrutamento e selecção de pessoal não docente das escolas, efectuados pela Direcção Geral de Recursos Humanos da Educação.

5. Recrutamento para Força Aérea.

Disponibilizar electronicamente os normativos e a legislação relativa ao processo de recrutamento, simplificando assim, a aquisição de informação por parte dos candidatos ao ingresso na Força Aérea.
Criar formulários electrónicos de candidatura e de pedido de informação, destinados a candidatos ao ingresso na Força Aérea, eliminando a necessidade de deslocações ao Centro de Recrutamento.

6. Candidaturas a Praças da GNR e Agentes da PSP.

Simplificar e desmaterializar os processos de candidatura a praças da Guarda Nacional Republicana e a agentes da Polícia de Segurança Pública.
Disponibilizar on-line, nos sítios Internet da GNR e da PSP, formulários de candidatura com possibilidade de preenchimento da respectiva documentação e de anexação dos certificados de habilitações e outros documentos, exigidos.

7. Candidatura a medidas de emprego.

Disponibilizar formulários de candidatura a medidas de emprego para acesso e submissão electrónica pela Internet, via Instituto do Emprego e Formação Profissional.

8.Contacto por SMS com candidatos a emprego e a empregadores.

Desenvolver um sistema de envio e de recepção de mensagens remotas (SMS), como meio privilegiado de contacto com candidatos a emprego e entidades empregadoras.

9. Novos espaços informáticos para soluções de emprego e formação.

Disponibilizar, nos Centros de Emprego, espaços de “Livre Serviço de Emprego”, com um conjunto diversificado de recursos potenciadores da autonomia na procura de soluções de emprego e de formação.

10. Sistemas de gestão fluxos nos Centros de Emprego.

Desenvolver nos Centros de Emprego sistemas de gestão de fluxos para optimização dos processos de atendimento e de acolhimento dos utentes.

11. Boletim de Trabalho e Emprego.

Reestruturar, simplificar e desmaterializar o “Boletim de Trabalho e Emprego”, acabando com a publicação em suporte papel e tornando-o mais acessível ao cidadão e às empresas, através da consulta on-line.

1 comentário:

António Medeiros Correia disse...

Em relação ao ensino, será positivo fazer algo na colocação de professores.

Criar bolsas municipais para colocação de professores ao nível do ensino secundário, depois de se verificar que ainda há professores por colocar, passa-se para os concelhos vizinhos que tenham vagas por preencher.

Se no distrito já não houver vagas, passa-se ao nível do concurso promovido pela direcção regional da zona de residência do professor.

Só depois destes patamares estarem esgotados é que os professores serão colocados a concurso nacional.