sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Cultura e conhecimento.

1. Portal da Cultura.

Agregar informação e disponibilizar serviços actualmente dispersos, das entidades públicas e privadas que possuam relevância em termos culturais: museus, bibliotecas, organismos de produção artística, fundações, associações, entre outros.
Assegurar o acesso electrónico à informação sobre o património cultural e linguístico português. Dar visibilidade aos directórios culturais existentes – em especial aos de cariz regional, desenvolvidos pelas delegações regionais da cultura.

2. PORBASE Virtual.

Automatizar o processo de envio de registos bibliográficos das bibliotecas cooperantes para a Base Nacional de Dados Bibliográficos (PORBASE).

3. Centros de informação digital dos organismos de produção artística.

Assegurar a conservação da memória dos organismos de produção artística (Teatros Nacionais, Companhia Nacional de Bailado), através de um arquivo digital que, com salvaguardada dos competentes direitos de autor e direitos conexos, apresente, de forma organizada e relacionada, o núcleo documental que inclui livros, programas, materiais promocionais, registos áudio e vídeo, desenhos de figurinos e adereços, projectos de cenários, dossiers fotográficos, textos cénicos, programação de equipamentos e outros documentos que resultam da execução dos espectáculos.

4. Sistema de Gestão da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Desenvolver o “Sistema de Gestão da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas” (SGRNBP) de forma a poder suportar múltiplos projectos por entidade (autarquias ou outras) e a respectiva gestão do fluxo da informação.
Incluir novas funcionalidades para a gestão de processos de candidatura de municípios das Regiões Autónomas.
Incluir novas funcionalidades para apuramento estatístico das actividades e investimentos na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
Integrar-se com o “Sistema de Informação do Instituto Português do Livro e da Leitura” (IPLB), com a Intranet do IPLB e com o sítio Internet do IPLB.

5. Balcão de Serviços do IPLB.

Criar e dinamizar o Balcão de Serviços do Instituto Português do Livro e da Leitura (IPLB) de forma a poder vir a ser um instrumento condensado de informação estruturada sobre os serviços prestados pelo IPLB; um meio de comunicação directa com os utilizadores nos procedimentos referentes às candidaturas apresentadas nos diversos programas, e na disponibilização e divulgação de conteúdos na área do livro e da leitura.
Estudar a integração de redes autónomas de informação, através de parcerias a estabelecer, na área da cultura. Disponibilizar informação sobre serviços nas áreas da promoção da leitura, bibliotecas públicas, edição de autores portugueses no estrangeiro, presença de Portugal em eventos Internacionais, edição, livrarias e autores portugueses.

6. Biblioteca Nacional – circulação e empréstimo de obras.

Reformular e automatizar os procedimentos de requisição das obras pertencentes aos fundos da Biblioteca Nacional, eliminando progressivamente os suportes em papel.

7. Requisição e reprodução de obras.

Criar um sistema em linha de requisição e de reprodução de obras com disponibilização de formulários electrónicos para os pedidos de empréstimo interbibliotecas e de reprodução de documentos.

8. Registo de nomes de domínio “.pt”.

Flexibilizar os registos de domínios “.pt” na Internet, com custos semelhantes ou inferiores às melhores praticas internacionais e com introdução de facturação electrónica.

9. Gestão electrónica de concursos.

Desmaterializar e simplificar os processos relacionados com os concursos de apoio às artes e outras áreas e domínios culturais e disponibilizar on-line informação relativa aos apoios e subsídios, disponíveis e atribuídos, na Cultura.Os procedimentos, designadamente, a submissão e apreciação de candidaturas e a fiscalização dos projectos apoiados, passarão a poder ser efectuados por via electrónica. Esta iniciativa irá ser concretizada em diferentes organismos do Ministério da Cultura: IA; ICAM; Delegações Regionais da Cultura.

10. Programa Território Artes - Plataforma de Contratação On-Line.

Desmaterializar todos os processos do “Programa Território – Artes” permitindo o funcionamento on-line de um módulo de agendamento de espectáculos, ateliês e exposições com base no funcionamento de uma “Bolsa de Acções Artísticas”.

11. Reserva e pagamento de bilhetes via Internet.

Criar um sistema de reserva e de pagamento de bilhetes, via Internet, nos Teatros Nacionais e Companhia Nacional de Bailado.Facilitar o acesso do público ao teatro e à dança.
Simplificar o processo de reserva e venda de bilhetes.Fomentar o acesso de novos públicos.

12. Projecto
e@Autêntico.

Proceder à reconversão tecnológica do sistema vigente de autenticação de videogramas, evoluindo para autenticação de obras e conteúdos, integrados na indústria de conteúdos no âmbito das atribuições do Ministério da Cultura.

Sem comentários: